Viagens

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Realeza na Inglaterra.Poder de fato mas não de direito.

Absolutismo Inglês.
 O absolutismo na Inglaterra teve início após a guerra das duas rosas.Essa guerra iniciou-se com o cnflito entre as familias Lancaster e York, apoiados por grupos rivais da nobreza.A guerra terminou com a acenção de Henrique Tudor;Que subiu ao trono com o nome de Henrique VII, que mantinha o apoio da burguesia.
 Henrique VII fundou a dinastia Tudor. Seu reinado foi de 1485 à 1509.
 Henrique VIII (segundo rei da dinastia Tudor)governou até 1547 e consseguio impor sua autoridade aos nobres, com o auxílio da burguesia. Fundador do Anglicanismo.Seu rompimento com a igreja Católioca, permitiu-lhe assumir o comtrole das propriedades Eclesiásticas na Inglaterra.
 A rainha Elizabeth I, que reinou de 1558 à 1603, comseguío aumentar ainda mais o poder real. Completou a obra de Henrique VIII, seu pai, consolidando a IgrejaAnglina e perseguindo os adéptos de outras religiões e seitas menores.Foi durante seu reinado que teve início à colonização Inglêsa na América do Norte.
 Elizabeth I, morreu sem deixar herdeiros, então subiu ao trono Jaime I que deu início a dinastia Stuart. Durante seu reinado que foi de 1603 à 1625, continuou a perseguição aos adeptos. Muitos dos quais acabaram imigrando para a América do Norte.
 Carlos I, filho de JaimeI, subiu ao trono em 1625. Seu reinado, do mesmo modo que o de seu pai, caracterizou-se pelo absolutismo e pelas perseguissões religiosas.
 (O absolutismo inglês teve algumas particularidades que o diferenciava do absolutismo frances, que tinham poder de fato e de direito os reis inglêses tinham que se contentar com apenas poder de fato, pois tinham que ceder espaço para o parlamento).

A dinastia Stuart
 Esta dinastia começou após a morte da rainha Elizabeth I (1603). Jaime I (rei da Escócia)foi o 1° rei desta dinastia. Este dissolveu o parlamento várias vezes, e quis implantar uma monarquia mais absoluta. Infelizmente foi radical demais por ter caçado os católicos e seguidores de outras seitas inferiores. Sob os pretextos d'estes mesmos estarem formando um rebelião conhecida como conspiração da polvora (1605). Muitos que ficaram descontentes se puseram a ir à América do Norte.
 Os atritos entre rei e parlamento ficaram fortes e intensos, principalmente após 1610.
 Em 1625, houve a morte de Jaime I e seu filho, Carloos I, subiu ao poder. em 1628, com tantas guerras, o rei viu-se obrigado a convocar um novo parlamento, que foi bem hostil, até exigiram o cumprimento da petição dos direitos. Isto é, o parlamento queria o controle político, financeiro e do exército, além de regularizar as convenções dos parlamentos. A resposta real foi bem clara: a dissolução do parlamento, que voltaria a ser comvocado em 1640.
 O rei Carlos governousem parlamento, mas ele buscou a ajuda da Câmara das Estrelas.(que era uma espécie de tribunal do conselho privado do rei).

A revolução Puritana.
 A guerra civíl estendeu-se de 1612 à 1649, e dividio o país. D'um lado os cavaleiros, um exército fiel ao rei e apoiado pelos senhores Feudais.
 Do outro lado os cabeças redondas, visto que não uzavam perucas e eram ligados a Gentry, e eram forças associadas ao parlamento.
 (Hoje o Inglês é uma das linguas mais faladas do mundo "o 2° mais falado" mas houve um tempo em que nem os reis ingleses o dominavam. E sim se comunicavam em Frances).

Nenhum comentário:

Postar um comentário